Primeiro hà a introdução à física contando a história de dois físicos muito importantes para o mundo GALILEU GALILEI e ARISTÓTELES responsáveis pelos métodos científicos; descobri que Aristóteles elaborou uma pesquisa para explicar os fenômenos da natureza, tudo que existia segundo ele, era composto de quatro elementos: terra, àgua, ar e fogo; existindo um quinto elemento o éter que circundava o mundo. Sendo que a posição de cada corpo é perfeitamente determinado. Uma pedra caía por exemplo, porque o local da pedra era a terra, enquanto a fumaça subia, porque seu local natural era o ar. Porém coube a Galileu Galilei desenvolver o método científico (ou experimental) que utilizamos até hoje.
O Método Científico é composto por quatro fases fundamentais:
Observação: Durante a observação do fenômeno tenta-se formular uma hipótese de o porque, de como, para que, etc.
Reprodução: Em um ambiente controlado (um laboratório), busca-se a reprodução do fenômeno, isolando suas variáveis, para compreendêlas.
Elaboração: De teorias, leis, formulações matemáticas que irão descrever o fenômeno levando em conta os fatores importantes ocorridos durante a reprodução.
Comprovação: Etapa de verificação se as leis, teorias e fórmulação matemáticas regem adequadamente o fenômeno em questão.
A Ciência é a compreenção objetiva e racional da realidade e suas tranformações, apresenta-se codificada e é transmitida de geração para geração.
A palavra física tem origem grega (PHYSIKÉ) que significa natureza. Estuda a natureza visando o estabelecimento de leis que regem os fenômenos naturais, mediante o comportamento energético da matéria.
Na física constantemente iremos estudar fenômenos, que significam acontecimentos ou transformações.
Os fenômenos físicos são aqueles que não alteram a natureza das substâncias. Por exemplo: O gelo (água no estado sólido) quando colocado no ambiente começa a derreter até se tranformar totalmente em àgua ( no estado líquido ). Portanto, durante este fenômeno físico de mudança de estado físico (chamado de fusão), causado pelo aumento de temperatura, a natureza das temperaturas não se alterou, continou sendo àgua.
São considerados fenômenos químicos quando ocorre a alteração da natureza na substância.
Exemplo: Madeira sendo transformada em cavão em uma carvoaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário